Infraestruturas

Tendo em vista as novas oportunidades de Mercado, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal é uma referência no panorama educativo e formativo da Região Oeste promovendo, há mais de 28 anos, o ensino de qualidade, aliando o conhecimento ao saber fazer. Hoje constitui-se como um marco no panorama educativo e formativo da Região Oeste.

Instalações:

Estufas 1500m;

Centro hípico (com 3 picadeiros);

Vacaria (15 animais);

Centro Veterinário

Adega Pedagógica (totalmente equipada com capacidade para 30000 litros)

Equipamento de Produção Biodisel.

Parque de máquinas/ Equipamentos:

5 tratores;

5 mini bus (9 lugares);

Alfaias Agrícolas (Pulverizadoras; grandes freses).

Foram também vários os investimentos realizados, de forma a proporcionar uma formação prática cada vez mais atualizada, nomeadamente em termos de infraestruturas para o desenvolvimento da vertente equestre integrada em diversas formações ministradas pela Escola.

A todas estas formações subjaz a identidade de uma Escola que desenvolve a sua ação, tendo em vista o desenvolvimento integral dos alunos. Como tal, são vários e variados as atividades e projetos transdisciplinares desenvolvidos no âmbito dos cursos lecionados e/ou em interação com o meio que nos rodeia.

De acordo com o seu Projeto Educativo, a Escola desenvolve uma forte vertente ambiental, com o intuito de promover em todos os elementos da comunidade educativa uma profunda consciência ecológica. A cidadania é outra das preocupações da Escola, que pretende formar não só jovens técnicos, mas também cidadãos responsáveis e ativos. Outro aspeto definidor da Escola é a sua forte ligação com a comunidade, marcando presença em vários eventos regionais e/ou sendo parceira em projetos promovidos por outras entidades.

A escola desenvolve um conceito importante de ligação à comunidade, com projetos tais como, a Quinta Pedagógica, na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, que permite às crianças, em particular dos meios urbanos, contactarem com a realidade rural. Com vários hectares é um local aprazível onde os mais pequenos (pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico) têm acesso a uma visita guiada ao mundo de uma quinta de verdade.

Esta iniciativa é inserida em projetos pedagógicos da escola possibilitando aos alunos (que frequentam os cursos profissionais) o desenvolvimento integrado de competências relevantes para a sua futura inserção social e profissional.

As crianças são incentivadas para a aquisição de hábitos de preservação e de proteção da natureza e do ambiente através da realização de atividades e de jogos pedagógicos de cariz recreativo/cultural.

Outro ponto importante na nossa escola é o Centro Hípico EPAFBL. Encontra-se sedeado nas instalações da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, em Runa e está integrando o Registo Nacional de Centros Federados com a classificação de 2 estrelas.

 

O centro Hípico dispõe das seguintes áreas de formação: Equitação Geral; Equitação com fins terapêuticos (hipoterapia, equitação terapêutica e para-dressage); Equitação Plena Natureza (turismo equestre).

O Centro insere-se na área da Escola, respeitando a harmonia com o espaço envolvente, dispondo das seguintes instalações: Picadeiro coberto; Campo de obstáculos; 15 boxes; Sala de arreios; Sala de ração; Salas de aula; Wc e balneários; 2 Duche para cavalos; 1 padock e uma Bancada.