Historial

A Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal iniciou a sua actividade em 27 de Setembro de 1989 por iniciativa de um conjunto de entidades do concelho, agregadas para o efeito na Associação para a Valorização Agrária de Torres Vedras – AVA.

Tem como objetivo prioritário contribuir para a valorização dos sectores Agro-Pecuário, Florestal e Turismo da região oeste de Portugal, quer através da formação e integração profissional de jovens, quer ainda prestando serviços de divulgação e de apoio técnico à comunidade. Sendo uma instituição de ensino profissional, a Escola Profissional Agrícola, mantém uma estreita colaboração com outras escolas congéneres (nacionais e estrangeiras), assim como com empresas e outras entidades públicas ou privadas, de modo a permitir o desenvolvimento efetivo das componentes práticas da formação. Para tal existe um ambicioso plano de visitas de estudo e estágios que se desenvolvem quer em Portugal quer no estrangeiro.

Com a certeza de que o desenvolvimento de uma agricultura respeitadora do ambiente, socialmente justa e economicamente viável é o único caminho a percorrer pelos agricultores atuais e futuros, a EPAFBL propõe-se criar um espaço de aprendizagem e de discussão alargada que promova a divulgação de práticas agrícolas que são, comprovadamente, rentáveis, mais saudáveis para os consumidores e para os agricultores e que contribuem para a conservação dos recursos naturais e equilíbrio dos ecossistemas.